O Centro Berufsförderungswerk Düren - BFW Düren


Fotografia do cartaz que anuncia o BFW, à entrada das instalações do centro

Faltam apenas 2 dias para darmos início à nossa viagem rumo ao Centro de Formação Berufsförderungswerk, na Alemanha.
 
Assim sendo, gostaria de partilhar uma resumida apresentação do local que será o epicentro das nossas vidas durante as próximas duas semanas.
 
O Berufsförderungswerk Düren (BFW Düren) foi fundado em 1975. Tal como o nome indica, situa-se na cidade de Düren que dista aproximadamente 35 Km de Colónia.

Esta organização tem como foco a reorientação e treino vocacional de pessoas que, devido á deficiência visual, deixaram de poder exercer as suas profissões.

Apesar do pouco que conheço acerca do BFW Düren, um dos aspetos que me chamou à atenção foi o facto do trabalho desenvolvido envolver para além da pessoa com deficiência visual, os seus familiares e entidades empregadoras. Por outro lado, procura ir de encontro com as necessidades individuais de cada pessoa de modo a adaptar a formação o mais possível às reais necessidades de cada um.

Como pessoa portadora de deficiência visual e interessada pela área de formação e inclusão profissional, identifico-me bastante com este modelo tripartido que implica o deficiente visual, família e empregador, bem como, o modo “taylor made” de funcionamento.

Principais áreas de atuação do BFW Düren:
  • Treino de atividades da vida diária;
  •  Treino de mobilidade;
  •  Contato com equipamentos tiflótecnicos;
  • Formação Vocacional
  • Contato com entidades empregadoras;
  • Formação em contexto real de trabalho;
  •  Formação em TI (Tecnologias de Informação) personalizada em contexto real de trabalho;
  • Acompanhamento durante o período de inclusão no emprego.

O BFW Düren tem capacidade de formação para cerca de 200 pessoas com deficiência visual  e possui um total de 124 funcionários entre administrativos e formadores.

Desde 1998, a BFW Düren atua em vários projetos nacionais e europeus, que visam o desenvolvimento de novos cursos e programas de formação e TIC.
  
O BFW Düren é também um dos membros fundadores da Rede Europeia de Formação, Educação e Pesquisa com Incapacidade Visual – ENVITER.

Muito mais haveria a dizer acerca do BFW Düren, todavia preferi dar primazia ao fator surpresa para que o primeiro impacto se torne numa experiência emocionalmente marcante para todos os participantes desta visita que certamente será bastante enriquecedora e gratificante.

Embora algo ansioso, sinto um enorme orgulho por poder fazer parte do grupo que terá a oportunidade de conhecer o BFW Düren. Por isso não posso deixar de agradecer a todos aqueles que tornaram possível esta experiência, nomeadamente, a Fundação Raquele Martin Sain e à Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e União Europeia e ao Programa Erasmus Mais responsáveis pelo financiamento desta visita. No meu caso, gostaria, também, de manifestar a minha gratidão ao Exmo. Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Coronel Joaquim Leitão, por me ter autorizado a participar nesta experiência de formação. 


Até breve a partir de Düren! 

Comentários

  1. Sabemos que nos levas no coração, mas as saudades serão muitas.
    Aproveita esta excelente oportunidade!
    Beijos,
    Carla e Diogo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Novas Tecnologias

Primeiro voo!