Mensagens

A mostrar mensagens de Junho 21, 2017

Consulta de Aparelhos Óticos no BFW

Imagem
Neste nosso 3º dia no Centro BFW tivemos a oportunidade de visitarmos a sala de Optometria. A responsável por esta área, com formação de base em medicina e técnica especialista em Ótica, começou por nos falar do seu trabalho com os clientes do BFW que se foca em duas etapas essenciais: Uma primeira em que é feita uma análise e avaliação da situação do cliente de modo à elaboração de um diagnóstico acerca das suas necessidades, em termos de ajudas óticas, para poder efetuar a formação e posterior adaptação ao posto de trabalho.  Na etapa seguinte, o cliente tem a oportunidade de conhecer uma miríade de equipamentos existentes, tais como diversos modelos de lupas óticas e ampliadores eletrónicos e proceder à aprendizagem de como utilizar aqueles que melhor se adequam à sua situação específica. Para os participantes deste projeto com baixa visão, onde me incluo, esta experiência revelou-se bastante importante, nomeadamente por nos permitir contatar com diversos tipos de ampliadores eletr…

Mais um dia de trabalho, mas também de lazer!

Imagem
Hoje o dia começou com uma apresentação do Jürgen sobre mais algumas áreas de empregabilidade, A seguir, fomos assistir é uma sessão de formação sobre Atividades da Vida Diária, onde a parte que eu mais gostei foi a relacionada com a cozinha. Esta área encontra-se muito bem equipada - parece que nada falta neste espaço onde se podem experimentar todo o tipo de equipamentos!

Ainda da parte da manhã ficámos a conhecer uma das responsáveis pela área da Orientação e Mobilidade, que nos explicou como se faz esta formação aqui na Alemanha. Depois fomos ver um semáforo: os semáforos são sonoros e para além disso fornecem também uma informação em forma de vibração quando podemos passar. Posso dizer que aqui é muito diferente de Portugal! Curiosamente, até as pessoas a cavalo tem um botão a sua altura para solicitar a abertura do sinal!

Da parte da tarde visitámos a sala de aparelhos óticos, onde os meus colegas de baixa-visão tiveram a possibilidade de experimentar óculos de sol e contact…